quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Crianças & Pets! 🐶👶

É difícil resistir a duas coisas: 1) a carinha de um filhotinho de cachorro ou gato e 2) a carinha “pidona” da sua pequena querendo um animalzinho de estimação. Mas antes de ceder a esses olhares, vale ponderar se ter um pet em casa é uma opção feliz e sustentável.
Reunimos uma listinha com itens para ajudá-la a tomar a decisão correta.
– Lembre-se que ter um bichinho em casa não é temporário. Se você passar muito tempo fora, talvez seja melhor escolher um gatinho, que costuma ter hábitos mais independentes. Ainda assim, é preciso considerar as viagens ou fins de semana em outra cidade.
– Espaço, organização e higiene são fundamentais para manter um ambiente saudável e feliz. Vale organizar até uma tabelinha com os dias em que cada pessoa da família irá ajudar. Isso é muito importante para desenvolver comprometimento, liderança e colaboração com os pequenos.
– Atente e procure verificar se alguém da família tem alguma alergia, asma ou rinite muito intensas. Alergias a animais de estimação ocorrem em apenas 10% da população, mas vale checar antes de trazer o bichano para casa. Por outro lado, considere que existem centenas de pesquisas que provam que as crianças que têm contato com os animais domésticos desde pequenas, passam a tolerar mais as reações alérgicas.
– O ideal é esperar a sua pequena ter pelo menos quatro aninhos de idade, as crianças já desenvolveram uma maturidade motora e também um grau de entendimento. Essa última parte é fundamental para que seu filho perceba que o animal de estimação é parte da família, e de verdade e por isso não pode ser maltratado.
– Faça contas: ração, veterinário, seu tempo. Tudo isso deve ser contabilizado e entrar no orçamento doméstico. Mas também lembre-se que não como colocar preço na interação e na felicidade de ter um bichinho em casa!
– Adote, não compre! Muitos animaizinhos fofos, de tamanhos diferentes e de todos os tipos de pelo e com muito amor para dar estão disponíveis em feiras de adoção em todo o país. Que tal ensinar a sua filha uma lição de sustentabilidade e mostrar a importância de dar um lar carinhoso para um bichinho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário