A arte sempre esteve presente como inspiração para os estilistas. Nesta temporada, porém, a arte aparece como referência literal em vários desfiles internacionais. Estampas que mais parecem pinceladas ou mesmo elementos abstratos extraídos de obras bastante conhecidas, compõem as coleções de marcas como Chanel e Prada.
Um dos movimentos artísticos que mais tiveram inserção na moda foi o Pop Art, que teve seu auge nos anos 50 e 60, e que consistia principalmente na reprodução de elementos da cultura pop de grande influência naquela época: imagens de estrelas de cinema, pin ups, figuras icônicas e até embalagens populares, que inspiraram as famosas obras de Andy Warhol, um dos principais expoentes do movimento.
Outro artista bastante conhecido e que teve suas obras estampadas em diversas peças, é Roy Lichenstein, que se inspirava principalmente em histórias em quadrinhos para dar vida à suas telas e as pintava com a técnica do pontilhismo, a fim de reproduzir o efeito da cor impressa nas histórias em quadrinhos.
No verão da Animê você encontra esta estampa linda inspirada nas icônicas latas de sopa Campbell, eternizada por Andy Warhol em diversas telas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário